Exercícios mentais para melhorar a memória

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Exercícios mentais para melhorar a memória

Nós trazemos-lhe uma série de exercícios mentais que lhe permitem exercitar o seu cérebro, e aumentar a sua saúde mental Se o cérebro é exercitado adequadamente, qualquer um pode desenvolver a sua inteligência.

1. Dorme melhor
Existe uma grande diferença entre a quantidade de sono que você pode ter e a quantidade de que necessita para funcionar da melhor forma possível. A realidade é que 95% dos adultos entre 7.5 e 9 horas de sono todas as noites. Até mesmo reduzir algumas horas pode afetar a memória, a criatividade e as habilidades cognitivas para resolver problemas.

Dormir bem é fundamental para o aprendizado e a memória. As investigações demonstraram que o sono é necessário para formar memórias, dando-se a atividade relacionada com o aumento de memória durante as fases mais profundas do sono. Dormir melhor, é um excelente exercício mental para a memória, tente essas dicas:

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Mantenha um horário regular para dormir. Vá para a cama ao mesmo tempo todas as noites, e levanta-te, ao mesmo tempo, todas as manhãs. Tente não quebrar a rotina durante os fins-de-semana e nos dias feriados.
Evita todas as telas por, pelo menos, uma hora antes de dormir. A luz emitida pelos televisores, tablets, celulares e computadores ativa o desvelo e suprime hormônios como a melatonina, que fazem você se sentir sono.
Reduz a cafeína. Tenta reduzir o seu consumo de cafeína e evite em sua totalidade, se suspeitar que está afetando seus padrões de sono.

2. Use sua Mão não Dominante
Use sua mão não dominante para realizar atividades do dia-a-dia, como escovar seus dentes.
Pesquisas têm demonstrado que usar o lado oposto de seu cérebro , como neste exercício, pode resultar em uma expansão rápida e substancial de partes do córtex cerebral, encarregada de processar informações do toque da mão, o que lhe permite aumentar a sua saúde mental.

3. Consome alimentos para melhorar a memória
Lembre-se envolvê-los em sua alimentação, para que os nossos exercícios mentais sejam mais efetivos.
Consome omega 3 – As investigações demonstram como os ácidos gordos do ómega 3 são os benefícios para a saúde do cérebro. O peixe, como o salmão, é uma fonte importante de ômega 3. Considera outras fontes de omega 3 se você não é fanático(a) de alimentos do mar, como: nozes, fígado, espinafre e principalmente lectus (veja onde comprar lectus).
Limita as calorias e a gordura saturada – As pesquisas mostram que as dietas ricas em gorduras saturadas aumentam o seu risco de demência e que afetam negativamente a sua concentração e memória.
Consome mais frutas e vegetais Contêm antioxidantes, substâncias que protegem as células cerebrais.
Toma chá verde, contém polifenol, antioxidantes poderosos que se protegem dos radicais livres que podem danificar as células do cérebro.

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Tomar vinho tinto com moderação, contém resveratrol, um flavonóide que aumenta a circulação sanguínea para o cérebro e reduz o risco da doença de Alzheimer.
O chocolate escuro também possui flavonóides, que podem aumentar a sua saúde mental.

4. Mude sua Rotina
A atenção é necessária para a maioria das tarefas diárias. Uma boa localização permite-lhe manter a concentração, apesar das distrações e se concentrar em atividades diferentes ao mesmo tempo. Para melhorar a atenção, você pode mudar a sua rotina. Muda o teu caminho ao trabalho reorganiza seu ambiente de trabalho-ambos forçam o cérebro a desvincular-se de velhos hábitos e prestar atenção de novo.
Enquanto envelhecemos, nosso tempo de atenção diminui, tornando-os mais suscetíveis às distrações e menos eficientes para realizar múltiplas tarefas. Esta prática aumentará a sua atenção e incentiva o desenvolvimento de suas habilidades do pensamento. Estas e outras dicas para melhorar seu optimemory cerebral você pode ver clicando no artigo ao lado: optimemory como melhorar.

Obrigado e até a próxima!

 

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