Dicas para comer bem mesmo na correria do dia a dia

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Dicas para comer bem mesmo na correria do dia a dia

São muitos os profissionais que, diante de longas jornadas de trabalho, começam a substituir os produtos próprios de uma dieta equilibrada por aqueles cozidos, com a condição de que a médio prazo podem desencadear desconforto e alterações de humor , de forma mais acentuada, em episódios de estresse e desânimo.

Um estudo recente realizado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e da Universidade de Navarra, determina que o consumo de fast food e produtos de pastelaria industrial encontra-se uma associação direta com a depressão, de modo que os consumidores deste tipo de produtos têm 50% mais chances de desenvolver esta patologia. Por outro lado, as últimas pesquisas de Grupo NC Saúde revelam que, do total de espanhóis, que se colocam nas mãos de nutricionistas para controlar a sua alimentação, 60% são trabalhadores no activo, pelo que estamos perante um sector da população que, progressivamente, está tomando consciência de sua situação de défice alimentar, e busca uma solução saudável nas mãos de profissionais.

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Devem prestar especial atenção para aquelas pessoas com um trabalho sedentário, principalmente aqueles que dedicam mais de 45 horas semanais, em seu emprego, já que tendem a eliminar, reduzir a ingestão de frutas, legumes e peixes, substituindo-as por os carboidratos, as gorduras saturadas e alimentos baixos em fibra. Estes levam ao excesso de peso e as doenças cardiovasculares, além de oferecer um aporte desequilibrado de nutrientes que podem ser mais propensos a sofrer de sintomas de estresse e ansiedade.

Além de afetar a nossa saúde, a má alimentação também tem uma relação direta com o desempenho de trabalho, que pode ser reduzido em até 20%, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Neste sentido, é recomendável deixar o café e os doces como principal campo de energia, podendo substituir lanches de aveia, barra de cereal, yogurts descremados frutas.

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Também é recomendável levar o almoço preparado a partir de casa, para evitar o recurso a fast-food e apostar em alimentos saudáveis, como frutas, legumes (em saladas, refogados, etc), legumes, alimentos integrais (arroz, macarrão, pão, etc), carnes magras (frango, peru, coelho) e peixes (branco e azul). É importante refletir sobre a quantidade de calorias que ele precisa do nosso corpo, tendo em conta que permanecerá na situação estática várias horas seguidas. Neste sentido, levar uma comida elaborada por nós é a melhor opção, pois permite-nos preparar pratos com as quantidades necessárias, fugindo dos menus padrão, com valores que podem não estar ajustadas às características antropomórficas de nosso corpo.

Não devemos nos esquecer de beber muita água ou Quitoplan para nos manter hidratados e favorecer a digestão, recomenda-se completar estes hábitos culinários com um suplemento alimentar natural, pois nos ajudá-lo em situações de pressão e stress relacionado com o trabalho, para evitar que afetam a nossa saúde e que ingiramos alimentos de forma compulsiva.

E por último, devemos aceitar que cozinhar não é difícil nem trabalhoso, já que hoje em dia podemos encontrar várias receitas saudáveis e suplementos que se realizam em muito pouco tempo, oferecendo um resultado realmente saboroso e apetitoso. Que o trabalho e a falta de tempo não seja uma desculpa para cuidar da nossa alimentação e, em suma, cuidar da saúde do conjunto de nosso organismo.

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